Histórico Municipal de Rolador.

• Publicado em: 08/09/2015 às 15:44   |   Imprimir

HISTÓRICO MUNICIPAL DE ROLADOR

POR QUE ROLADOR?

•    O município de Rolador situa-se na histórica região das Missões Orientais do Uruguai, onde os padres da Companhia de Jesus começaram a catequização indígena no ano de 1636, na vasta área entre os rios Piratini e Ijuí, na margem esquerda do rio Uruguai.

•    Diante da ameaça dos bandeirantes paulistas, os índios de Candelária, em 1636 transmigraram para a margem direita do Rio Uruguai e a região de Rolador foi abandonada pelos padres jesuítas, permanecendo apenas alguns índios nesse local.

•    A decadência das missões a partir da Guerra Guaranítica, em 1756, provocou o abandono e o empobrecimento da região. Somente em 1801 a região missioneira deixou de ser dominada pela Espanha e passou a pertencer de direito e de fato aos Portugueses. Começou a lenta ocupação dos antigos povos missioneiros e alguns deles chegaram a condição de município, como é o caso de São Luiz Gonzaga em 1880, ficando Rolador como parte de seu território.

•    O grande crescimento populacional e econômico de Rolador foi acontecer com a construção do ramal ferroviário entre São Luiz Gonzaga e Cerro Largo, que iniciou em 1938 e foi inaugurado pelo presidente da República em 10 de janeiro de 1957.

Em outubro de 1951, o então Prefeito Municipal de São Luiz Gonzaga, Cel. Justino Marques de Oliveira, cria o Distrito de Rolador, pela lei Nº 87, que se confrontava com os distritos de Roque Gonzáles, Serro Azul (Cerro Largo), Caibaté (hoje todos municípios) e São Luiz Gonzaga.

•    As mudanças que ocorreram na agricultura, a partir de

1970, provocaram um novo surto de desenvolvimento, com

a valorização e a expansão da lavoura de soja. Nessa

década, foram construídos os armazéns da COOPATRIGO, que

entraram em funcionamento em 1976 e até hoje essa cooperativa é responsável pela maior da comercialização da produção de cereais do município.

•    A emancipação de Rolador foi conseguida pela lei nº 70.750, de 16 de abril de 1996. Por essa razão festeja-se em 16 de abril o dia do município, feriado municipal. A semana do município é comemorada de 10 a 16 de abril.

·        O outro feriado municipal e de caráter religioso e homenageia Santa Rita de Cássia, padroeira do município, sendo festejado no dia 22 de maio.

Padroeira