**TRATAMENTO DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: UM COMPROMISSO COM A SAÚDE PÚBLICA**

O Município de Rolador, através da Secretaria de Obras, e o Setor de Vigilância Sanitária, ligado à Secretaria de Saúde, têm empreendido esforços significativos na melhoria da qualidade da água fornecida à população. Um desse compromisso é a recente instalação de dosadores de cloro em todos os poços profundos da municipalidade.

Esta ação está em total consonância com a legislação vigente, em especial a Portaria GM/MS nº 888/2021, que estabelece os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano. A sua implementação é fundamental para garantir que a água que chega às torneiras dos nossos cidadãos e atenda aos padrões de potabilidade e segurança necessários para uso na ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal.

**Por que adicionar cloro na água?**

O cloro desempenha um papel crucial no tratamento da água. Ele é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica presente nos mananciais e que pode se infiltrar na rede de distribuição. Isso significa que o cloro elimina e impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças se proliferem no percurso desde as caixas de distribuição até as residências.

O processo de cloração começa na entrada de água para os reservatórios, onde o cloro oxida a matéria orgânica, eliminando cor, turbidez e outros compostos indesejados. A desinfecção é obtida pelo tempo de contato ao longo de todo o processo, garantindo que, quando a água chega às casas, a concentração de cloro já tenha sido reduzida, proporcionando água limpa e desinfectada.

**Quais são os benefícios da água clorada para a saúde?**

O saneamento básico desempenha um papel vital na manutenção da qualidade de vida da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada dólar investido em saneamento, há uma economia estimada de 4,3 dólares em gastos com saúde.

Surpreendentemente, no Brasil, 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada. Essas pessoas estão sujeitas a uma série de doenças graves, como viroses, hepatite A, giardíase, disenteria bacilar, febre tifoide, cólera, diarreia, esquistossomose, verminoses e leptospirose.

É importante ressaltar que a redução da incidência de doenças transmitidas pela água só foi alcançada após a difusão do uso da técnica de cloração. Além disso, o acesso à água potável tem um impacto direto nos índices de mortalidade infantil, uma vez que a diarreia é a terceira principal causa de morte de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

Em resumo, a utilização do cloro no processo de desinfecção da água desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública, evitando doenças transmitidas pela água e contribuindo para a qualidade de vida de nossos cidadãos. É um compromisso que reforça a responsabilidade da administração municipal em proporcionar água segura e saudável para consumo humano.